sábado, 15 de novembro de 2014

Peito de chupeta ou chupeta de peito?



Acho muito engraçado quando ouço alguma mãe comentar: ‘meu filho está fazendo meu peito de chupeta!’. Se a gente pensar bem nessa frase, ela é bem curiosa, e não faz o menor sentido. Afinal, o que veio antes? Quem substitui quem nessa história?

Se a gente parar pra pensar, vai se dar conta de que o peito é o ‘artefato’ original, aquele que tem como função primária ir parar na boca do bebê, para ser chupado, certo? Assim é que foi feito pela natureza: mamíferos têm tetas para alimentar seus filhotes. A chupeta, essa sim, é uma substituta inventada muito depois, para satisfazer a necessidade de sucção do bebê – natural, fisiológica e nada problemática – quando a mãe não quer/não pode/não consegue dar conta dessa necessidade dando o peito sempre que o bebê pede.

Portanto, fazer o peito de chupeta é impossível, é um contrasenso. Muitos bebês, isso sim, fazem a chupeta de peito! E aí vem a segunda parte da discussão: por que será que a tal da ‘chupeitação’ incomoda tanto algumas mães que amamentam?

Eu acredito que boa parte desse incômodo vem daquela idéia super equivocada de que os bebês, desde bem pequeninos, já têm o dom de manipular os pais, fazendo manha e usando artifícios para conseguir o que querem. Preciso dizer que acho isso uma grande bobagem? Para mim, bebês são seres extremamente espontâneos e sinceros. Não pedem nada de que não precisem de fato. Se querem mamar, é porque estão querendo ser saciados. Talvez não necessariamente de alimento propriamente dito, mas de aconchego, toque,  proximidade, carinho, afago, proteção. Quando um bebê quer peito, ele não necessariamente quer leite. Ele quer mãe.

Então, quando mesmo depois de encher a barriga o bebê quer continuar sugando, sugando e sugando infinitamente, ele pode até não estar mais ingerindo o leite que alimenta o corpo, mas certamente está sugando da mãe algo igualmente importante, ou até mais: alimento para a alma. Amor, afeto, segurança.

E aí, cabe a pergunta: você prefere que seu bebê sinta esse aconchego, esse carinho e essa segurança com seu peito na boca, sentindo seu cheiro, o toque da sua pele e ouvindo as batidas do seu coração, ou mastigando um artefato plástico, barato, um item de consumo comprado na farmácia ou no supermercado mais próximo?

Há quem diga que ‘alguns bebês precisam de chupeta’. Bem, eu, aqui em casa, tive duas bebês bastante sugadoras: Estrela e Chiara. Mas não lancei mão de chupeta, nem mesmo nas horas mais difíceis, de bebê pendurada no peito horas a fio. Isso não me faz melhor do que ninguém, é claro. Foi uma opção que eu fiz, baseada no que eu acredito e no que acho importante. E que ficava mais fácil quando, nas horas mais exaustivas, eu olhava para minhas filhotas penduradinhas no meu peito, e pensava: quanto vai durar essa fase?

No máximo, chutando bem alto, a fase de peito o dia todo e todo o dia dura menos de dois anos. E digo chutando alto, porque minha experiência me diz que mesmo os bebês mais sugadores, quando têm essa necessidade satisfeita com peito em livre demanda nos primeiros meses de vida, dificilmente mantêm o hábito de ‘chupeitar’ infinitamente muito além do primeiro ano. Aí, é só colocar em perspectiva: o que são dois anos de nossas vidas? Vale a pena tirar deles algo que é tão importante e faz tanta diferença, para ‘cortar’ uma fase que passa tão rápido?

Eu sempre digo e repito que não, nenhum bebê precisa de chupeta. Algumas mães talvez precisem, sintam necessidade de lançar mão desse artifício, por questões próprias e em determinadas circunstâncias, mas é sempre uma escolha, entre tantas possíveis. É opção, e não falta de. Porque para o bebê, o peito cumpre com perfeição a função a que se destina, e ele não precisa de mais nada. Todo e qualquer substituto é sempre dispensável, se o bebê tem o peito à disposição.

E é verdade, nem sempre é fácil. O nome que se dá à chupeta em inglês já diz tudo: ‘pacifier’. Um pacificador, ou, em  um termo menos poético, um ‘cala-boca’. A gente coloca na boca do bebê e ganha de volta o sossego, o silêncio, o descanso. Mas não custa lembrar que a gente também pode ter sossego, silêncio e descanso dando ao bebê o aconchego de que ele tanto precisa, juntinho do peito da mãe. Ok, é um descanso relativo, com bebezinho pendurado, mas como mãe de duas meninonas de quase seis anos, posso dizer por experiência que, depois que passa, a gente sente uma saudade imensa desses momentos gostosos, com bebê penduradão no peito como se nada mais houvesse no mundo.

E o melhor de tudo é que junto desse sossego, desse silêncio e desse descanso, vem também aquela quenturinha no coração, e a deliciosa sensação de ter – e ser – tudo o que nosso bebê precisa para ser feliz.

http://vilamamifera.com/mamiferas/peito-de-chupeta-ou-chupeta-de-peito/

18 comentários:

  1. Olha Patricia algumas mães podem ficar incomodadas por mera vaidade... No meu caso eu sinto dor porque meu leite é bem pouco quase nada meu bb come o dia todo e so mama a noite. E a noite ele fica chupando com forca sem parar.. Meu peito fica com o bico roxo e bem vermelho.. Ardendo

    ResponderExcluir
  2. mas suas filhas pararam com essa mania de mamar para dormir naturalmente? minha cunhada tem um filho de quase 3 anos que não dorme se não mamar, eu tenho uma filha de 6 meses e desde sempre mamou(chupeou) por 2h para pegar no sono profundo à noite, sim é uma delícia, mas cansa, principalmente porque preciso trabalhar à noite e passo o dia todo com ela.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. NO meu caso meu bebê de 7 meses não sai do peito , a noite eu não consigo dormir pq ele acorda e quer o peito! Não cola a dormir se não dou a peito! Já estou exausta, não durmo bem a noite😵😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tentou deixar o bebe dormir com vc?
      Assim vc descansa e ele mama!

      Excluir
  5. Uma mãe para amamentar também precisa se alimentar, ter tempo para tomar um banho, ir ao banheiro, ultimamente não tenho tempo para nada disso. Além de ter que cozinhar... Tiro a BB do peito e ela só chora, quer ficar 24h no peito. E não trata de não querer amamentar ou ser uma mãe má, mas não concordou com o jeito que as coisas foram postadas.

    ResponderExcluir
  6. Uma mãe para amamentar também precisa se alimentar, ter tempo para tomar um banho, ir ao banheiro, ultimamente não tenho tempo para nada disso. Além de ter que cozinhar... Tiro a BB do peito e ela só chora, quer ficar 24h no peito. E não trata de não querer amamentar ou ser uma mãe má, mas não concordou com o jeito que as coisas foram postadas.

    ResponderExcluir
  7. Eu não concordo, não acho legal essa experiência de ficar com uma criança pendurada.... respeito mas não concordo...

    ResponderExcluir
  8. Eu não concordo, não acho legal essa experiência de ficar com uma criança pendurada.... respeito mas não concordo...

    ResponderExcluir
  9. Olha... Estou passando por isso nesse momento. .. tanto que fui ler a respeito. Me ajudou a ver que vai passar . Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olha... Estou passando por isso nesse momento. .. tanto que fui ler a respeito. Me ajudou a ver que vai passar . Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Que post lindo! Era tudo o que eu estava precisando "ouvir" agora... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Faço das palavras da Andrea as minhas. era o que eu precisava ler . Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Faço das palavras da Andrea as minhas. era o que eu precisava ler . Obrigada

    ResponderExcluir