sábado, 8 de novembro de 2014

Tudo que você precisa para preparar sua casa para um parto domiciliar - Por Blog Dadadá


Pari no hospital, com a casa toda prontinha para um parto domiciliar. Enquanto estava grávida, procurei um “bê-á-bá da parideira doméstica” e não achei. Poxa, gente, isso faz falta! Resolvi então fazer a minha listinha: “tudo que você precisa para preparar sua casa para um parto domiciliar se você for neurótica, control freak, cheia de mimimi”. A vantagem de a lista ter sido produzida por alguém que tem TOC é que você vai só precisar cortar itens, nunca acrescentar. Só ponho vocês na boa, não canso de dizer. 

Bora lá:

●Capa impermeável para colchão

Você não quer seu colchão manchado para sempre, né? Mesmo que não vá parir em casa, vira e mexe tem bolsa estourando na cama e encharcando tudo. Vale a pena comprar um protetor para colchão e usar a partir da 37ª semana, pelo menos! Na verdade, protetor de colchão é uma coisa boa de ter sempre quando se tem filhos, afinal, xixi, golfadas, leite e comida derramada nunca mais vão faltar na vida!

Quando for escolher, preste atenção se ele é impermeável – eu achava que era regra entre os protetores de colchão, mas muitas marcas não são!

● Lençóis extras e/ou lençóis descartáveis

Comprei lençóis descartáveis para colocar sobre a cama, caso o bebê fosse nascer lá. Achei prático e mais civilizado do que sujar os meus lindos e branquinhos (#meujeitinho).

Acho que poupa uma boa meleca, mesmo se for para colocar embaixo da banqueta de parto, ou de onde quer que você resolva parir.

●Lona ou papel filme

Se a sua cama for Box, não basta colocar o protetor para colchão, já que há outras partes acolchoadas no móvel. Tenho uma amiga que pariu em sua cama, o sangue escorreu pela lateral e manchou o box. Recomendaram usar uma lona, mas fiquei imaginando o cheiro de plástico (a-louca), o barulho chichichi (a-louca-2) e achei melhor encapar a minha com papel filme, aquele de usar na cozinha. Ficou ótimo, inodoro e silencioso.

● Banheira ou Piscina inflável

A água faz uma ssuppperrr diferença no trabalho de parto. É um recurso bacanérrimo para alívio da dor. Se você tem uma banheira, ótimo. Se não tem, basta comprar uma piscina inflável. Não se esqueça do dispositivo para inflar. Ninguém merece encher uma coisa desta no pulmão!

Outra coisa importante: não basta ter a banheira, tem que pensar na logística para enchê-la. Comprar um banheirão de 500 litros que só cabe na sua sala com piso de sinteco não é muito esperto, né? Colocar a piscina há quilômetros da torneira mais próxima e não ter mangueira em casa também não é a melhor idéia.

Há banheiras próprias para box, parecem uma boa opção. Lembre-se de tirar as medidas do seu banheiro antes de comprar. Sei que parece meio idiota dizer isto, mas como estou falando para grávidas – como os meus neurônios foram devorados pelos bebês nas gestações, acho que os de vocês também – não custa lembrar.

Ah, se você for colocar sua banheira na sala, é bom ter uma lona para ficar embaixo dela e uns panos de chão extras!

● Balde

Tem que ter um por perto, em caso de enjôo.

● Panos de chão

Pano de chão extra e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

● Toalhas

Muitas toalhas. Se for inverno, mais ainda. Durante o TP, você vai entrar e sair do chuveiro mil vezes. Da banheira também. Ninguém merece ficar secando com toalha úmida, né?

Dica: use toalhas brancas, é mais fácil tirar eventuais manchas depois. Vale para os lençóis também!

● Espelho de mão

Está na banheira e quer ver a cabecinha do neném saindo? Você não vai querer sacrificar o estojo de sombras, né? Lembre-se de ter um espelho de um tamanho bom, para evitar ficar naquela peleja de “mais-pra-cá-mais-prá-lá”.

● Tops, biquínis e robe/roupão

Pode ser que você pense: “estou na minha casa, quero ficar peladona”, ou “se eu quiser vestir alguma coisa, abro as gavetas”. Vai por mim: vale separar uns tops e biquínis para usar, se quiser. É bem melhor que ficar revirando os armários entre as contrações. Eu também gostei de usar robes e camisolas abertas na frente, para não ter que passar nada pela cabeça (manias, manias).

Caso seja inverno, legal deixar por perto um roupão quentinho.

● Vasilha para a placenta

Mesmo que você não tenha planos para a placenta, é importante ter onde guardá-la, mesmo que seja para descartar depois. Compre uma destas marmitinhas descartáveis: elas são práticas e funcionais.

● Bolsa de água quente

Um calorzinho na lombar faz toda a diferença.

● Absorventes pós-parto

Faz tempo que você não usa absorventes, né? Como vai parir em casa, não dá para contar que o hospital vai te fornecer. Compra os absorventes e deixa separadinho!

Pós-post: sugeriram, nos comentários, calcinhas descartáveis pós-parto. Eu não usei, mas disseram que são mais confortáveis porque não saem do lugar. Parece uma boa, né?

● Aquecedor portátil (sugestão da galera)

Pelo jeito, eu moro em uma sauna, mas nem todas as leitoras do Dadadá compartilham este destino. Nos comentários e no face, todo mundo dizendo que precisa de um aquecedor portátil, mantas e touquinhas para quando o bebê nascer. João e Francisco nasceram no verão, por pouco não precisam de um ar condicionado, mas… vá lá! Se existe frio onde você mora, arrume um aquecedor!

● Mala da maternidade com plano de parto hospitalar

Ninguém está pensando em transferência, mas eventualmente ela ocorre. Deixe uma malinha separada para você e para o bebê, para não ser pega de calças curtas.

● Comida para a galera

Você, marido, doula, parteira vão ter que comer. Deixe um pote gigante de açaí no freezer, congele umas comidinhas, separe umas polpas de suco. Você não quer o marido fique no supermercado enquanto seu bebê está nascendo, né?

● Velas, flores, música, frufrus de todo gênero

Ah, já que você está preparando o ninho, capricha!!! Escolhe umas velas cheirosas, enfeita a casa de flores, grava uma playlist cheia de significados, coloca umas fotos lindas da gravidez pela casa, enfim, entra no clima! Agora, é só esperar o bebê querer chegar!!!

Geralmente, as equipes de Parto Domiciliar fazem uma visita à casa da gestante na 37ª de gestação. Minha sugestão é que você use esta oportunidade para mostrar para a equipe onde estarão as coisas. Familiarizados com as questões práticas, todos poderão passar o tempo todo te mimando!

Você estará na sua casa, com o seu cheiro, suas lembranças, seus tesouros. É um lugar lindo para um bebê nascer!

http://vilamamifera.com/dadada/tudo-que-voce-precisa-para-preparar-sua-casa-para-um-parto-domiciliar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário