quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Quarto Montessori

A Pedagogia Montessoriana ou Método Montessori foi desenvolvida por volta de 1907, por Maria Montessori, primeira mulher da Itália diplomada em medicina. Além de médica, Maria Montessori era educadora e seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Seu trabalho enfatiza a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades. Em um ambiente rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.
Desta forma, Montessori acreditava que a casa não deve ser para crianças, mas das crianças, ou seja, não organizada para sua chegada, mas estruturada a partir de sua criação. Assim, quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental, no desenvolvimento da criatividade.
Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar.
"Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições", diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.
Pode-se pensar em quatro áreas chaves para manter em mente ao configurar o quarto da criança:
Área de Movimento
Área para Trocas/Vestir
Área de Alimentação
Área para Dormir
Algumas dicas para montar um quarto montessoriano:
  • O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que ela possa sair e voltar quando quiser.
  • Os brinquedos devem ficar sempre a mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade.
  • Espaço livre para que possa brincar e aprender.
  • Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.
  • Barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha sem ajuda dos pais.
Abaixo, algumas fotos para nos inspirar:


























Imagens retiradas do pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário