quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Amamentação durante a Gravidez



Estou grávida e ainda amamento meu filho - Devo desmamar agora?

Descobrir que está grávida não significa que você deva parar de amamentar o seu bebê. Muitas mães optam por continuar a amamentar durante a gravidez, enquanto outras decidem desmamar. As informações a seguir podem ajudá-la a decidir o que é melhor para você e sua família.

Parentes, amigos e profissionais de saúde podem expressar dúvidas sobre a amamentação durante a gravidez. Suas preocupações podem incluir que você estaria arriscando a saúde do bebê que vai nascer. Pode ser reconfortante saber que em uma gravidez normal não há evidências de que continuar a amamentar irá privar o bebê que vai nascer de nutrientes necessários. Além disso, de acordo com o LIVRO DE PERGUNTAS SOBRE AMAMENTAÇÃO Da La Leche League Internacional, 3 ª Edição, página 407, 2003: "Embora as contrações uterinas possam existir durante a amamentação, elas são normais na gravidez... As contrações uterinas também ocorrem durante a atividade sexual , mantida pela maioria dos casais durante a gravidez." Além disso, de acordo com o mesmo livro, página 408, "Atualmente, não existem orientações médicas específicas que definam em que situações pode ser arriscado manter a amamentação durante a gravidez, de forma que os cuidadores pré-natais variam muito em suas recomendações."

Precisar de descanso extra é normal na gravidez. Amamentar durante a gravidez pode ajudá-la a obter descanso extra, especialmente se você amamentar o seu bebê deitada.
Proteger completamente um quarto com colchões ou tapetes de EVA lhe permitiria continuar descansando mesmo que seu filho saia para brincar. Ou quem sabe vocês dois possam até tirar uma soneca juntos!

Algumas mães ficam com os mamilos sensíveis durante a gravidez. Uma atenção especial para a posição/pega do seu filho pode ajudar. Técnicas de respiração usadas para o parto podem ajudá-la a lidar com o aumento da sensibilidade. As técnicas de respiração também podem ajudar se você ficar angustiada enquanto amamenta seu bebê. Se o seu filho tiver idade suficiente, você pode pedir-lhe para mamar mais suavemente ou por períodos mais curtos de tempo. Isso ajuda em ambos os problemas: os mamilos sensíveis e seus sentimentos de inquietação.

As mulheres que amamentam durante a gravidez muitas vezes se deparam com uma redução na produção de leite por volta do quarto ou quinto mês. Se o seu bebê em amamentação tiver menos de um ano de idade, observe o seu ganho de peso para ter certeza de que ele está recebendo nutrição suficiente. Também não é raro que o sabor do seu leite mude. Essas alterações podem levar algumas crianças maiores a mamar com menos frequência ou até a desmamar completamente.

Se você decidir que quer desmamar o seu bebê, é mais fácil fazê-lo gradualmente. A abordagem de "não oferecer, não recusar" tem funcionado bem para muitas mães. Veja se você consegue prever quando seu filho provavelmente irá pedir para mamar e ofereça uma distração ou um lanche saudável no lugar. Evite sentar-se em sua cadeira de amamentar favorita. Certifique-se de dar muitos abraços e atenção. Lembre-se que o desmame de uma criança pode ser um trabalho difícil: continuar a amamentar às vezes é mais fácil para a mãe.

Depois que o bebê nasce, não é raro que a criança desmamada queira provar o leite ou peça para mamar de novo. Alguns podem não se lembrar de como mamar, outros vão reclamar sobre o gosto e haverá alguns que ficarão felizes em restabelecer a relação de amamentação. Se você não quer amamentar o irmão mais velho, você pode oferecer uma amostra do seu leite em um copo ou colher.

Se você continuar a amamentação durante a gravidez, você poderá amamentar tanto o mais velho como o bebê. Muitas mães praticam este arranjo, chamado de "amamentação tandem", que é uma boa maneira de satisfazer as necessidades de ambos os filhos.

P.S.: Nem todas as informações podem ser pertinentes ao estilo de vida da sua família. Esta informação é de natureza geral e não se destina a ser um conselho, médico ou outro. Se você tem um problema sério ou preocupação em relação à amamentação na gravidez, procure apoio especializado.

Fonte: La Leche League International
Original: http://www.llli.org/faq/bfpregnant.html
Tradução e adaptação: Andréia Stankiewicz
Grupo Virtual de Amamentação (GVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário