sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Os prejuízos da introdução alimentar precoce

 
 


















 
   Mais alguns estudos mostrando os prejuízos da introdução alimentar precoce. Lembrando que a Organização Mundial de Saúde recomenda Aleitamento Materno Exclusivo até os seis meses de vida. O leite materno é o melhor alimento que seu bebê pode receber!

   " Não foram demonstrados benefícios da introdução da alimentação complementar entre quatro e seis meses de idade da criança, porém há relatos de que tal prática possa ser prejudicial. Isso porque o rim e o sistema digestivo da criança menor de seis meses ainda são imaturos, limitando sua habilidade em manejar alguns componentes diferentes do leite humano.

   A introdução precoce de alimentos complementares está associada ao maior número de episódios de diarréia, maior número de hospitalizações por doença respiratória, menor duração do aleitamento materno, menor absorção de nutrientes importantes do leite materno (ferro e zinco) e risco de desnutrição.

   O oferecimento precoce de alimentos complementares está associado com a maior ocorrência de anemia,  doenças infecciosas, particularmente gastrointestinais e respiratórias, além do comprometimento no crescimento físico da criança.

   O estudo analisou crianças menores de seis meses do Centro-Oeste do Paraná. Das crianças analisadas, apenas 46,4% menores de quatro meses e 37,3% menores de seis meses estavam em aleitamento materno exclusivo.

   Os motivos pelos quais as mães introduziram outros alimentos, além do leite materno, foram 34,3% para acalmar a criança, 19,6% por considerar o leite materno insuficiente, 18,6% por achar que deveriam introduzir, 6,9% pela criança ter ficado com vontade de comer, 3,9% por volta ao trabalho e 3,9% por problemas no seio."

http://www.unicentro.br/graduacao/denut/documentos/tcc/2009/TCC%2002-2009%20(ALESSANDRA%20BRUTOLIN).pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário