sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Por que as mães beijam seus bebês?



   Depois do nascimento, é natural vermos a mãe beijando o seu bebê. Alguém poderia pensar que é simplesmentes o vínculo emocional que se formou entre mãe e filho. Embora isso seja verdade, também há outras razões bioquimicas bem convincentes do porque isso ocorre. Essas razões reforçam o entendimento de que nosso corpo tem a sabedoria interior que nós raramente reconhecemos ou confiamos. 

   Assim como nosso corpo sabe dar à luz, mesmo se não tivermos conhecimento intelectual do processo, os sistemas biológicos do nosso corpo também têm razões para a interação social complexa entre mãe e bebê. Isso é simplesmente para mostrar que, mais do que nunca, nós devemos confiar no nosso instinto materno.

Cinco sentidos

   Quando um animal dá a luz, nós podemos perceber que a mãe passa um longo tempo lambendo seu filhote. Essa exposição ao seus cinco sentidos serve para que ela conheça seu gosto, cheiro,suas sensações, seus sons e a visão do seu novo bebê. Dessa forma, a mãe afirma o filho como seu.

   Quando uma mãe humana ganha um bebê num ambiente que permite a ela imediato e livre acesso ao seu filho, você irá perceber que o longo de um período de tempo ela executa determinados comportamentos chamados de " comportamento de afirmação". Ela irá acariciar a criança, explorar a suavidade da pele do seu bebê, e provavelmente, contar e acariciar os dedinhos e pézinhos.

   Ela provavelmente fica maravilhada com o quanto seu bebê se parece com ela ou com seu marido ou outro membro da familia. Ela irá notar a cor do cabelo e dos olhos e outras caracteristicas físicas. Ela escuta o choro do bebê e aprende a distinguir ele de outros choros. Quando ela se inclina para beijar o seu filho, ela sem dúvida cheira o perfume de seu novo bebê e através do ato de beijar ela vem a saber o gosto dele.

   Assim como uma mãe animal, ela já expos seus cinco sentidos ao bebê. Ela agora sente ele como  seu. Não é incomum encontrar mulheres que foram privadas da privacidade necessária para criar esse imediato vínculo após o nascimento relatarem que sentem uma distância entre elas e seus bebês.

Benefícios para a saúde

   Comportamentos de afirmação, tal como beijar, provém não somente emocionalmente, mas também têm liagações biológicas. Há um real benefício para a saúde dos bebês que são beijados. 

  " Quando a mãe beija seu bebê, ela recolhe uma amostra dos patógenos que estão no rosto dele. Esses patógenos são os que o bebê está prestes a engolir. Essas amostras são levadas para os órgãos linfóides secundários da mãe, como as amigdalas, e células B de memória específicas para aqueles patógenos são re-estimuladas. Essas células B então migram para os seios da mãe onde eles produzem justamente os anticorpos que o bebê necessita." Diz Lauren Sompayrac, autora de Como o Sistema Imune Trabalha.

   Nós falamos sobre o leite materno e como ele transmite anticorpos ajudando o bebê a prevenir a doença. Entretanto, anticorpos produzidos pela mãe durante a gestação não são os que o bebê precisa. Ele ou ela precisa dos anticorpos do ambiente ao seu redor que estão em constante contato com ele agora. Beijar seu bebê é uma atividade muito importante, além de obviamente prazeirosa. Ela ajuda a mãe a se apegar ao bebê e ajuda seu corpo a determinar os anticorpos que o bebê necessita receber pelo leite materno.  
Tradução: Patrícia Fietz

http://www.birthunlimited.ca/parenting/23-why-mothers-kiss-their-babies.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário